terça-feira, 11 de março de 2008

O poder de sedução de uma


O que você entende por revista? “Um veículo de comunicação, um produto, um negócio, uma marca, um objeto, um conjunto de serviços, uma mistura de jornalismo e entretenimento”, segundo Marília Scalzo, em Jornalismo de Revista. Só isso mesmo? Na verdade, a revista é uma companheira, conselheira, amiga inseparável.

As meninas analisam os relacionamentos, enquanto os meninos procuram dicas para os jogos de videogame. Seja para um ou outro, as revistas sempre conseguem transmitir o que o seu leitor procura. Mas desde que procure no lugar certo. As publicações são direcionadas para assuntos específicos, por isso são revistas.

A principal diferença entre os jornais e as revistas não é apenas a periodicidade. O detalhe é que uma revista se aprofunda muito mais em assuntos específicos do que os jornais. Até mesmo porque o jornal, sendo diário, não tem tempo para isso.

Então, ela se molda ao perfil de seus leitores. Desde a decisão sobre o nome da publicação, até a disposição de imagens e texto, devem estar ligadas ao gosto do leitor. Pra quem gosta de esportes, imagens dos lances decisivos podem ser o diferencial para conquistá-lo. Para as meninas, ilustrações, muitas cores e imagens recortáveis são atrativos ( e essenciais para decorar as agendas).

Mas o perfil do leitor muda com o passar do tempo. Nossas mães liam fotonovelas. Hoje, não teríamos a mínima paciência com isso. Quem se interessa por novela quer ver nas revistas as curiosidades sobre a vida dos artistas, das festas que eles freqüentam. Por isso, as revistas também precisam se adaptar.

Também é preciso prestar atenção no leitor. Não adianta escrever sobre medicina, usando termos técnicos, em uma revista para jovens. Eles não vão entender nada. O bom jornalista de revista entende o espírito do seu leitor e o conceito do veículo em que trabalha.
O diálogo na redação também é ponto chave para satisfazer os leitores. Imagens que não remetem ao assunto do texto ou ilustrações soltas confundem e desagradam os olhos. Trabalho em equipe, portanto, garante a qualidade.

A partir de agora, sempre que estiver lendo uma revista saiba: ela está falando com você. Se você escolheu essa publicação é porque tem seu estilo, completa suas idéias e atende suas expectativas. Você foi seduzido!

2 comentários:

Daniel H. Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel H. Silva disse...

Excelente texto moça.
E que diferenças fazem da revista uma sedutora. ótima, assim a defino.

Pena a professora não dar um feed back acerca destes textos. Vc recebeu?

Se não, meu recado talvez alcance o objetivo.

Bj.