quinta-feira, 5 de março de 2009

Arte Digital para o povo

3 estações do metrô, 38 obras de 14 países, divididas em 3 mostras, durante 4 dias, em Belo Horizonte. O Festival de Arte Digital 2009 apresentará 68 horas de atividades para um público estimado em 12 mil pessoas. A proposta de democratizar o acesso a arte digital deu aos DJ's Tadeu Mucelli e Henrique Roscoe, idealizadores e produtores do FAD, o desafio de montar exposições e espaço para perfomances ao vivo no metrô de BH. Tudo isso para atingir a população comum e não restringir o conhecimento acerca das novas tecnologias interagindo com a arte apenas para DJ's, VJ's e outros públicos específicos.

A arte digital surgiu com a informatização da sociedade e se caracteriza pela criação em ambiente virtual. Ou seja, a arte digital é construída no computador, com ajuda das tecnologias de criação e edição. A mistura entre imagem e música ganha dimensões incríveis, que vão desde criação em 3D e edição ao vivo dos VJ's, até instalações onde a música e as imagens se processam conforme o movimento do público.


Apesar da criação e exibição no Brasil ainda ser pequena, temos grandes artistas que buscam espaço. Os poucos eventos que acontecem por aqui se restringem a São Paulo, Rio de Janeiro e algo no Rio Grande do Sul. O objetivo do FAD é também expandir para Minas Gerais o circuito de eventos que promovem essa fusão de tecnologia e arte. Para 2010, os organizadores pretendem alcançar uma semana de evento em BH e consolidar a cidade como referência local e nacional da produção de arte digital.


FAD 2009

12 a 15 de março de 2009 - 10h às 20h

Estações do metrô: CENTRAL, MINAS SHOPPING e ELDORADO

Entrada franca (mediante bilhete do metrô)

http://www.festivaldeartedigital.com.br/



Outros eventos:

Mobilefest

Mostra Nacional de Live Cinema

Mostra do Audiovisual Paulista

Nenhum comentário: