terça-feira, 3 de março de 2009

"História sem fim" recomeça

Para os cinéfilos nostálgicos ou cinéfilos atuais que eram criancinhas nos anos 80 (como eu) essa notícia não está em primeira mão. Mas tudo bem, o furo de reportagem não era meu objetivo mesmo.
O clássico "História Sem Fim" vai ser refilmado em Hollywood. A história do menino que sofre bullying, quando ainda nem existia esse termo, e se refugia em um mundo de fantasia, será reconstruída. Parece que será mantido o roteiro original, mas serão acrescentadas partes que foram excluídas na finalização do filme.


Bom, só quero comentar dois fatos que envolvem esse remake, aguardado por uns e já criticado por outros. Quem aguarda ansiosamente vê na proposta de refilmagem uma possível recuperação daqueles anos joviais e felizes. Mas, na verdade, na maioria das vezes os remakes chegam aos cinemas desgastados pelas comparações e expectativas não atendidas.


Os que criticam, acham que refazer roteiros antigos significa uma crise de criatividade de Hollywood. Pode não ser o caso, mas é o que parece com tantas refilmagens. Ontem passou na Globo, "Guerra dos Mundos". Nossa, entre a tecnologia do remake e a inocência do primeiro, fico como original. "O dia em que a terra parou" só me trouxe tecnologia também. O filme não cabe à atualidade e não tem um argumento que satisfaça o espectador.


Vamos ver se "História sem fim" não traz apenas tecnologia. Na verdade, estou bastante curiosa para ver aquele cachorro enorme construído a partir de todas as inovações do cinema. Mas, se o filme ficar restrito a isso, vai perder o encanto. O primeiro filme conseguiu arrecadar US$ 100 milhões. Um valor fantástico para a época. Por isso, ganhou mais dois capítulos.
O remake será produzido pela Warner Bros, em parceria com a Appian Way, empresa de Leonardo DiCaprio. Ainda não há previsão para início das filmagens, nem de lançamento.

Nenhum comentário: