
A primeira tendência das indústrias midiáticas é a concentração dos meios de comunicação na base do poderio econômico. Esse fator reflete a questão de que os setores da imprensa consolidaram-se como empreendimentos comerciais com demandas grandes de capital.
Infelizmente, a tendência da concentração de recursos não parece recuar. A ação predatória dos grandes conglomerados aproveita o descuido governamental e domina os diversos setores da comunicação midiática.
Em um segundo momento, percebemos que o fenômeno da globalização atinge o mundo da comunicação. E, nesse momento, se configura como um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento das indústrias da mídia.
A expansão das redes de comunicação permite, além de um fluxo mais intenso de informações, a ramificação e complexificação desse processo. No século XXI, com a efervescência da internet e sua evolução, a tendência é ampliar cada vez mais a rede global de comunicação.
Todo desenvolvimento, traçado até aqui, das indústrias midiáticas está indissociado da evolução das formas de informação. A exploração de novas tecnologias, mesmo que baseadas em interesses comerciais, políticos ou militares, permitiu a expansão da comunicação.
Desde a prensa de Gutenberg, já descobrimos o rádio, a televisão e, recentemente, a internet. Mas, a cada dia, as velhas formas são reinventadas e reestruturadas pelas indústrias da mídia. Chegamos à televisão digital e, mesmo que não se conheça ao certo o que será desse advento, temos certeza de que a comunicação evolui mais uma vez.
Infelizmente, a tendência da concentração de recursos não parece recuar. A ação predatória dos grandes conglomerados aproveita o descuido governamental e domina os diversos setores da comunicação midiática.
Em um segundo momento, percebemos que o fenômeno da globalização atinge o mundo da comunicação. E, nesse momento, se configura como um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento das indústrias da mídia.
A expansão das redes de comunicação permite, além de um fluxo mais intenso de informações, a ramificação e complexificação desse processo. No século XXI, com a efervescência da internet e sua evolução, a tendência é ampliar cada vez mais a rede global de comunicação.
Todo desenvolvimento, traçado até aqui, das indústrias midiáticas está indissociado da evolução das formas de informação. A exploração de novas tecnologias, mesmo que baseadas em interesses comerciais, políticos ou militares, permitiu a expansão da comunicação.
Desde a prensa de Gutenberg, já descobrimos o rádio, a televisão e, recentemente, a internet. Mas, a cada dia, as velhas formas são reinventadas e reestruturadas pelas indústrias da mídia. Chegamos à televisão digital e, mesmo que não se conheça ao certo o que será desse advento, temos certeza de que a comunicação evolui mais uma vez.
2 comentários:
Débora, parabéns! Este novo layout do seu blog ficou muito, muito bom!
Olá...Débora tudo Massa?
Minhas Férias está uma loucura, não parei nem um mintuto.
Mas valeu pelo lembrete.
E como está a suas férias?
Eu que estou gostando de ver como seu Blog esta massa...
Até mais ver.
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