sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

O crescimento das indústrias da mídia

Débora Lucas


A primeira tendência das indústrias midiáticas é a concentração dos meios de comunicação na base do poderio econômico. Esse fator reflete a questão de que os setores da imprensa consolidaram-se como empreendimentos comerciais com demandas grandes de capital.

Infelizmente, a tendência da concentração de recursos não parece recuar. A ação predatória dos grandes conglomerados aproveita o descuido governamental e domina os diversos setores da comunicação midiática.

Em um segundo momento, percebemos que o fenômeno da globalização atinge o mundo da comunicação. E, nesse momento, se configura como um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento das indústrias da mídia.

A expansão das redes de comunicação permite, além de um fluxo mais intenso de informações, a ramificação e complexificação desse processo. No século XXI, com a efervescência da internet e sua evolução, a tendência é ampliar cada vez mais a rede global de comunicação.

Todo desenvolvimento, traçado até aqui, das indústrias midiáticas está indissociado da evolução das formas de informação. A exploração de novas tecnologias, mesmo que baseadas em interesses comerciais, políticos ou militares, permitiu a expansão da comunicação.

Desde a prensa de Gutenberg, já descobrimos o rádio, a televisão e, recentemente, a internet. Mas, a cada dia, as velhas formas são reinventadas e reestruturadas pelas indústrias da mídia. Chegamos à televisão digital e, mesmo que não se conheça ao certo o que será desse advento, temos certeza de que a comunicação evolui mais uma vez.

2 comentários:

Ewerton Martins disse...

Débora, parabéns! Este novo layout do seu blog ficou muito, muito bom!

Rafael Tadeu Guisoli disse...

Olá...Débora tudo Massa?
Minhas Férias está uma loucura, não parei nem um mintuto.
Mas valeu pelo lembrete.
E como está a suas férias?
Eu que estou gostando de ver como seu Blog esta massa...
Até mais ver.